Material de Apoio - Leituras

Materiais de leitura ou de apoio utilizados pelo grupo de pesquisa do Observatório da Educação / UFSC

Subprojetos 2014/2015

1. PRÁTICAS DE EXPERIMENTAÇÃO NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE ESTIMULAR A LEITURA E A ESCRITA ATRAVÉS DA INSERÇÃO DE AULAS DIFERENCIADAS



           Pesquisador bolsista: Guilherme Mulinari

Professores bolsistas: Cícero Farias

Simone Ribeiro 

Objeto de pesquisa: 
Escola: EB Vitor Miguel 

Resumo
Este projeto visa desenvolver um estudo que se propõe a inserir a prática de experimentação na sala de aula, e analisaremos se essa metodologia pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem além de estimular a leitura e escrita de jovens do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, em Florianópolis. Para isso serão efetuados estudos iniciais em forma de questionário para saber o que os alunos entendem sobre experimentação científica, e se eles possuem o hábito de ler e/ou escrever fora do ambiente escolar. Após essa primeira etapa do trabalho, iremos propor formas diferenciadas (práticas de experimentação) para trabalhar assuntos relacionados ao Corpo Humano. Paralelamente, iremos relacionar essas práticas de experimentação com atividades complementares que pretendem desenvolver hábitos de leitura e escrita, além de estimular a criatividade dos alunos. Ao final de nossa pesquisa, iremos avaliar em forma de questionário que contemplará uma questão do PISA, qual foi o envolvimento dos alunos com as práticas de experimentação, e se os conceitos prévios foram modificados. Além disso, iremos analisar se essas práticas de experimentação conseguiram estimular a leitura e escrita dos alunos e se esse método foi eficiente no ensino/aprendizagem.

2.  A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE ECOSSISTEMAS MODIFICADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DO USO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS MIDIÁTICOS
    
   Bolsistas Pesquisadores: Arthur Prado Fleury Magalhães
Mariana Barbosa de Amorim
Professores bolsistas: Fábio Segatto Marchiori
                                                                                                 Marinilde Tadeu Karat
Professor colaborador: José Pedro Simas Filho

Objeto de pesquisa: produção autoral por parte dos alunos a partir de estímulos midiáticos
Escolas: EBM Beatriz de Souza Brito (Florianópolis), Instituto Estadual de Educação (Florianópolis), CEM Jardim Solemar (São José)

Resumo
Estudantes do ensino básico frequentemente produzem sentidos romantizados sobre o meio ambiente, no qual o homem não está presente e tampouco os problemas sociais relacionados a este. A desconstrução de tal ideia faz-se importante. Neste sentido, propomos uma intervenção que considere as concepções prévias desses estudantes e suas histórias de leitura, de forma a ampliar o conceito de leitura e de meio ambiente. Buscando o estímulo à autoria, faremos uso de materiais midiáticos diversificados que utilizam diferentes formas de linguagens para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Oficinas serão realizadas para capacitação e estímulo à produção autoral de materiais midiáticos, os quais serão analisados com base no referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Francesa. Para esta perspectiva discursiva a linguagem é vista como não transparente e conteúdo e forma são indissociáveis. Partindo disto, nossas análises buscarão compreender de que forma o estímulo à produção autoral e o uso de materiais midiáticos influenciam na produção de sentidos sobre ecossistemas urbanos por estudantes da educação básica. Aliado a essa temática também trabalharemos com a aplicação e discussão em sala de aula de questões das avaliações em larga escala do ensino básico.
  
3. A ARTE COMO ESTÍMULO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Pesquisador bolsista: Scheila Kraus
Professor bolsista: Ariane Lanzarini 

Objeto de estudo: a influência da arte no ensino de ciências 
Escola: EB Herondina Medeiros Zeferino 

Resumo
O presente projeto visa integrar, de maneira lúdica, abrangente e construtora, a arte e a ciência. Buscaremos, através de sequências didáticas, identificar a possível influência da cultura, mais especificamente a arte e a música, no ensino dos sistemas do corpo humano em turmas do 8º ano do ensino fundamental. As práticas consistirão em atividades que busquem refletir sobre uma alimentação de qualidade, assim como sua consequências no modo de vida do indivíduo. Também serão abordados temas que retratem o ser humano como um ser social, o qual possui necessidades fisiológicas, emocionais e culturais. Por fim, alertaremos os alunos sobre a grande produção e consumo de produtos, facilmente observada na sociedade atual. Durante a aplicação do projeto, serão realizadas atividades de escrita, de produção artisítica e de interpretação de questões sobre o conteúdo, as quais servirão de base para a análise do discurso que se realizará posteriormente, com o intuito de observar a eficácia da união entre estas duas áreas do conhecimento.
  
  
4. HEROIS E VILÕES: AS MÍDIAS DE ENTRETENIMENTO COMO INSTRUMENTO DE LEITURA E AUTORIA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOBRE A RADIAÇÃO E A RADIOATIVIDADE

Pesquisador bolsista: Andréia Corazzini
Professores bolsistas: Izabel Christina Torres Cavalcanti de Albuquerque
                                           Charles Thibes Sarmento
Objeto de estudo: 
Escola: Centro Educacional Municipal Ceniro Martins

Resumo
Este projeto propõe a realização de intervenções pedagógicas no Centro Educacional Municipal Ceniro Martins, da rede municipal de São José, durante o terceiro bimestre de 2014. As intervenções ocorrerão em aulas de Ciências, tratando dos temas radiação e radioatividade em uma turma de oitava série, como forma de trabalhar os conceitos de Química e Física de maneira interdisciplinar. Como a radiação e a radioatividade são temas muito ilustrados nas mídias de entretenimento, como “Os Simpsons”, “O Incrível Hulk” e outras histórias de super-heróis, o objetivo deste projeto é avaliar o uso das mídias de entretenimento para trabalhar com as histórias de leituras e autoria desses estudantes. Com isso, pretende-se discutir os temas radiação e radioatividade em textos de entretenimento, enfatizando seus aspectos reais e fictícios, analisar as leituras dos estudantes sobre esses temas a partir de questões do PISA e do ENEM, estimular a produção de diferentes tipos de textos (escritos, imagético) de ficção científica pelos estudantes, e analisar as histórias de leitura e a autoria dos estudantes sobre a radiação e a radioatividade. Para isso, propõe-se a aplicação de questionários para levantar as histórias de leituras dos alunos, o desenvolvimento de oficinas de história em quadrinhos e de animação e a orientação na produção de textos pelos estudantes.
 

_____________________________________________________________________

SUGESTÕES DE LEITURAS

Tema: Avaliações Nacionais e Pisa:

_____________________________________________________________________

Tema: Educação na perspectiva CTS - Ciência, tecnologia e sociedade:


_____________________________________________________________________

Tema: Perspectiva Freireana

_____________________________________________________________________

Tema: Controvérsias Científicas: 

Textos discutidos no OBEDUC:
Sugestão de leitura:
Artigo: “CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS EM SALA DE AULA: UMA REVISÃOBIBLIOGRÁFICA CONTEXTUALIZADA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E NOS ESTUDOSSOCIOLÓGICOS DA CIÊNCIA & TECNOLOGIA” de Mariana Brasil Ramos e Henrique César da Silva.

_____________________________________________________________________

Tema: Análise de Discurso

Sugestões de leitura:

_____________________________________________________________________

Arquivos de trabalho do grupo










Nenhum comentário:

Postar um comentário